Neoliberalismo, tecnologia e pandemia no Brasil: motivadores para os mega lucros bancários (o exemplo do Bradesco – Banco Brasileiro de Descontos)

Autores/as

  • André Aparecido Bezerra Chaves Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33182/y.v6i1.3504

Palabras clave:

Neoliberalismo, elites socioeconômicas, capital financeiro, lucros bancários

Resumen

O estudo apresentado neste artigo procura contribuir com a análise das dimensões políticas e socioeconômicas do período da História do Brasil compreendido entre 2016 e 2022, caracterizado pela implantação de políticas econômicas pautadas por uma agenda neoliberal que privilegiava as demandas dos grandes capitais. Procurou-se apresentar o discurso pseudo-moralizador e neoliberal  dos agentes políticos representantes dos interesses das elites socioeconômicas brasileiras que conseguiram ser eleitos para cargos do Poder Legislativo Federal, bem como sua institucionalização legal. Averigou-se as matrizes dessas políticas neoliberais delineadas ainda nos anos finais do século XX (que ficaram conhecidas por “Tripé Econômico”) e como foram utilizadas para favorecer o capital financeiro (neste artigo, exemplificado pelo Bradesco - Banco Brasileiro de Descontos).

Métricas

Cargando métricas ...

Descargas

Publicado

2025-05-01

Cómo citar

Bezerra Chaves, A. A. . (2025) «Neoliberalismo, tecnologia e pandemia no Brasil: motivadores para os mega lucros bancários (o exemplo do Bradesco – Banco Brasileiro de Descontos)», Yeiyá. London, UK, 6(1), pp. 61–77. doi: 10.33182/y.v6i1.3504.

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a